Resenha de Sexta (+ Blog Tour): Dazzled

Há algumas semanas atrás, eu inscrevi o blog no “blog tour” para promover a nova capa do livro Dazzled, da Jane Harvey-Berrick. Agora imagina minha surpresa quando entramos no circuito?  Tipo, tava eu descansando quando o e-mail chegou e minha reação foi algo como esse gif aqui em baixo! Haha. Sem brincadeira. Ainda mais porque ela, fofa como é, mandou o ARC do livro para que pudéssemos resenhar ele. Então nada mais justo que eu dar minha opinião sincera, né?

 

Primeiro, vamos falar sobre a capa. Convenhamos, a antiga (essa que está na foto do post) era bem “marromenos”. Fofa, mas juro que se tivesse que escolher um livro só pela capa para ler, mesmo adorando a autora, provavelmente ele iria para o “buraco negro” que é minha fila de leitura. Sério, vendo essa capa eu pensei que a história seria sobre crianças. Agora, e a capa nova, hein? Ahhh, essa sim dá asas a minha imaginação e foi ótima para personificar o Miles. Essa sim aguça mais ainda minha curiosidade para ler. Então, nem preciso dizer que amei a mudança, né? 😀

Dazzled-print-FOR-WEB

Partindo agora para o conteúdo. A história começa em Londres e somos apresentados a Clare e Miles. Amigos inseparáveis desde criança, ele é um ator promissor, com um toque de músico, que acabou de ser demitido de uma peça de teatro. Um menino tímido e sensível, mas extremamente lindo. Clare, por outro lado é uma menina de aparência comum, estudante de literatura inglesa. Ela é apaixonada por Miles desde pequena, o garoto que é perfeito demais para ela. Miles também a ama, mas como uma amiga.

dazzled02
“Vocês britânicos são tão adoráveis,” ela riu. “Eu amo toda essa história do cara tímido – é fofo.”

A relação deles muda um pouco quando ele vai para Los Angeles fazer uma audição para a adaptação cinematográfica de “Dazzled”, um livro best seller. Na audição não tem como negar a química que ele tem com sua parceira, Lilia, a típica atriz estonteante que vem arrebatando corações desde pequena. Miles consegue o papel do mocinho no filme e chama Clare para passar um tempo com ele em L.A., trabalhando como sua assistente e sendo a amiga que ele sempre pode contar. Mas o desprezo que ela sente por Lilia é imediato. Ela sabe que os dois vão, eventualmente, ficar juntos. Miles tem um coração tão puro que não consegue ver as coisas que Lilia apronta. E, infelizmente, o máximo que ela pode fazer é assistir e apoiá-lo em todas suas decisões.

Clare teve de ver seu melhor amigo, sua paixão, ser enfeitiçado por outra menina. O que deveria ser apenas um romance dentro de um filme acaba sendo levado para a vida real. Miles e Lilla começam a namorar e ele acha que Lilia é tudo que ele sempre sonhou. (Uma observação merecida aqui: Miles tem que fazer uma cena de sexo com Lilia pro filme. Juro que não sabia se chorava de rir ou se morria de vergonha alheia.)

dazzled01
Apenas no caso disso acontecer com você – e você ser um babaca – tente não ser preso enquanto estiver usando maquiagem. Sério. Isso só deixa as coisas bem mais complicadas.

Uma coisa que amei no livro foi o ponto de vista duplo. Algumas partes são contadas pela Clare, outros pelo Miles, e com isso conseguimos saber tudo que eles estão sentindo, conforme as situações são apresentadas. Várias vezes quis apertar minhas mãozinhas no pescoço da Lilia, sabe como é, mas ela tem uma boa dose do seu próprio veneno, que comemorei imensamente quando aconteceu. E as tiradas que a Clare fala pra ela? São fantásticas! Na verdade, o livro todo é recheado de diálogos afiados. Não sei se o backstage de Hollywood é exatamente como o contado no livro, mas imagino que seja bem próximo. Muito do que vemos é só o que realmente está ali. Apenas aparências. Mas conhecer a fundo, cada detalhe, cada vírgula, é um luxo que poucos tem.

A história é envolvente e viciante até, mas não é exatamente espetacular. Talvez eu esteja sendo um pouco cruel com minha avaliação do livro. Acho que fiquei mal acostumada depois de ter lido a duologia The Traveling Man/Woman. Dazzled me deixou encantada (entenderam? Dazzled… encantada? hehe) mas foi basicamente isso. É uma estória muito fofa sobre amor, fama, inocência e o estrelato.

A escrita da Jane é sempre maravilhosa e esse é um ponto inegável. Se eu leria ele de novo? Talvez. Ele é o tipo de livro que é ótimo quando você quer algo simples e leve. Acho que peguei ele na época errada, mas não foi decepcionante. Vou adotar pra vida um dos lemas da Clare. Sempre que for comer chocolate, vou quebrar ele todinho pras calorias caírem. hahaha E fica aqui mais uma dica para uma editora brasileira queira comprar os direitos de publicação. 😉

starNota3

Sinopse:

Miles Stephens is a young actor from London. Out of work, unemployable, and fired from his last job, he unexpectedly gets the chance to star in a big-time Hollywood movie.
The film is a great success, propelling him to worldwide fame – but when the dream doesn’t match the reality, he turns to Clare, lifelong friend and girl next door.
Clare knows two important facts: when you break chocolate, the calories fall out; and that she’s totally in love with clueless Miles.

Onde Comprar: Amazon (que está em promotion agora por 99c)

Você também pode encontrar essa resenha em inglês no Goodreads.

ARC cedido pela autora e Ardent PRose em troca de uma resenha honesta

3 comentários em “Resenha de Sexta (+ Blog Tour): Dazzled

Deixe sua opinião...